TEM UM MINUTO?

Tem um minuto? – Esta é talvez a pergunta que faz com que a produtividade de qualquer pessoa caia drasticamente.

O dia tem exatamente as mesmas 24 horas para todas as pessoas, mas muitas vezes damos por nós a pensar – mais um dia se passou e não fiz nada do que tinha para fazer…

Faça o seguinte:

– No final do dia faça uma retrospetiva do seu dia, e tome nota de quantas vezes ocorreram situações como as seguintes e às quis deu atenção:

  1. Chefe, tem um minuto?
  2. Posso dar-lhe uma palavrinha?
  3. Notificações do telemóvel ou do computador – e-mail, Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp…
  4. Multitarefa – alternar entre tarefas sem terminar nenhuma;
  5. Deixar as tarefas mais complexa para o final do dia;
  6. E a lista podia continuar…

Com esta pequena lista  já é possível fazer uma apreciação quantitativa e qualitativa de tempo gasto ao longo do dia com atividades improdutivas.

Repare, com o pedido do “minuto” ou da “palavrinha”, acabam por ser vários minutos que voam, sendo que na maior parte das vezes não é um minuto de qualidade, acaba por não ter qualquer relevância ou utilidade, a não ser a de  fazer uma pausa… ☺

No ponto 5 da lista, há uma tendência natural para deixar as tarefas mais complexas para o final do dia, quando pensamos que estamos mais disponíveis para resolver problemas ou tarefas mais exigentes, porém, no final de um dia agitado – ou amorfo – normalmente a disponibilidade mental é “0” e lá fica mais um berbicacho para o dia seguinte…

Nos quatro primeiros pontos da lista – para além da perda de tempo – há a questão biológica.

Sim, eu explico, a concentração é como um músculo que se fortalece a cada vez que nos concentramos, e como qualquer músculo, quanto mais treinado maior concentração, maior foco.

Se permite que o foco seja quebrado a cada notificação, a cada pedido de minuto, a cada mudança de tarefa, para além do tempo gasto ai e de diminuir a sua habilidade de concentração, recuperar o foco do momento anterior à interrupção vai requer ainda mais algum tempo e energia.

O ponto quatro multitarefa, só nos dá a ilusão de sermos capazes de produzir mais, ainda que se diga que são as mulheres têm a capacidade de realizar várias tarefas ao mesmo tempo, puro mito. NINGUÉM tem a capacidade de estar focado em várias coisas ao mesmo tempo! Tem dúvidas? Assista ao vídeo e faça o exercício comigo agora.

Treinar estas habilidades não é tarefa fácil, requer disciplina, mas no final do dia, do mês, do ano, ao fim de 5 ou 10 anos, a diferença nos resultados é abissal.

Como costuma dizer um amigo meu, “o tempo é um bem precioso, não renovável”. Perder tempo com estas pequenas coisas significa perder produtividade e competitividade, e muitas vezes perder tempo de qualidade nas atividades junto das pessoas mais importantes das nossas vidas.

Para uma reflexão mais profunda sobre a perda de tempo, deixo aqui um pequena pérola em formato de vídeo.

Um forte abraço no ♥ e bons minutos!

assinatura-cesariano-martins

Gostou? Então Partilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram

Subscrever Newsletter

Receba Todas as Novidades em Primeira Mão

Explore Mais

Empreendo

Tem um minuto?

TEM UM MINUTO? Tem um minuto? – Esta é talvez a pergunta que faz com que a produtividade de qualquer pessoa caia drasticamente. O dia

MZC

Comunicação

Comunicação… o que é comunicação? A comunicação está por todo o lado, desde que acorda até que se deita, sozinh@ ou acompanhad@, e mesmo dormindo

Do You Want To Boost Your Business?

drop us a line and keep in touch

error: Content is protected !!
%d bloggers like this: