TEM UM MINUTO?

Tem um minuto? – Esta é talvez a pergunta que faz com que a produtividade de qualquer pessoa caia drasticamente.

O dia tem exatamente as mesmas 24 horas para todas as pessoas, mas muitas vezes damos por nós a pensar – mais um dia se passou e não fiz nada do que tinha para fazer…

Faça o seguinte:

– No final do dia faça uma retrospetiva do seu dia, e tome nota de quantas vezes ocorreram situações como as seguintes e às quis deu atenção:

  1. Chefe, tem um minuto?
  2. Posso dar-lhe uma palavrinha?
  3. Notificações do telemóvel ou do computador – e-mail, Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp…
  4. Multitarefa – alternar entre tarefas sem terminar nenhuma;
  5. Deixar as tarefas mais complexa para o final do dia;
  6. E a lista podia continuar…

Com esta pequena lista  já é possível fazer uma apreciação quantitativa e qualitativa de tempo gasto ao longo do dia com atividades improdutivas.

Repare, com o pedido do “minuto” ou da “palavrinha”, acabam por ser vários minutos que voam, sendo que na maior parte das vezes não é um minuto de qualidade, acaba por não ter qualquer relevância ou utilidade, a não ser a de  fazer uma pausa… ☺

No ponto 5 da lista, há uma tendência natural para deixar as tarefas mais complexas para o final do dia, quando pensamos que estamos mais disponíveis para resolver problemas ou tarefas mais exigentes, porém, no final de um dia agitado – ou amorfo – normalmente a disponibilidade mental é “0” e lá fica mais um berbicacho para o dia seguinte…

Nos quatro primeiros pontos da lista – para além da perda de tempo – há a questão biológica.

Sim, eu explico, a concentração é como um músculo que se fortalece a cada vez que nos concentramos, e como qualquer músculo, quanto mais treinado maior concentração, maior foco.

Se permite que o foco seja quebrado a cada notificação, a cada pedido de minuto, a cada mudança de tarefa, para além do tempo gasto ai e de diminuir a sua habilidade de concentração, recuperar o foco do momento anterior à interrupção vai requer ainda mais algum tempo e energia.

O ponto quatro multitarefa, só nos dá a ilusão de sermos capazes de produzir mais, ainda que se diga que são as mulheres têm a capacidade de realizar várias tarefas ao mesmo tempo, puro mito. NINGUÉM tem a capacidade de estar focado em várias coisas ao mesmo tempo! Tem dúvidas? Assista ao vídeo e faça o exercício comigo agora.

Treinar estas habilidades não é tarefa fácil, requer disciplina, mas no final do dia, do mês, do ano, ao fim de 5 ou 10 anos, a diferença nos resultados é abissal.

Como costuma dizer um amigo meu, “o tempo é um bem precioso, não renovável”. Perder tempo com estas pequenas coisas significa perder produtividade e competitividade, e muitas vezes perder tempo de qualidade nas atividades junto das pessoas mais importantes das nossas vidas.

Para uma reflexão mais profunda sobre a perda de tempo, deixo aqui um pequena pérola em formato de vídeo.

Um forte abraço no ♥ e bons minutos!

assinatura-cesariano-martins

Gostou? Então Partilhe

Subscrever Newsletter

Receba Todas as Novidades em Primeira Mão

Explore Mais

Empreendo

Tem um minuto?

TEM UM MINUTO? Tem um minuto? – Esta é talvez a pergunta que faz com que a produtividade de qualquer pessoa caia drasticamente. O dia

MZC

Comunicação

Comunicação… o que é comunicação? A comunicação está por todo o lado, desde que acorda até que se deita, sozinh@ ou acompanhad@, e mesmo dormindo

Do You Want To Boost Your Business?

drop us a line and keep in touch

error: Content is protected !!
%d bloggers like this: