You are currently viewing O Grande MEDO dos EMPREENDEDORES

O Grande MEDO dos EMPREENDEDORES

Qual será o grande medo dos empreendedores? No fundo, no fundo você sabe porque está enraizado na nossa cultura e na cultura do nosso tecido empresarial.

“O Segredo é a alma do negócio”

Ditado popular

O maior medo dos empreendedores é o de que lhe roubem as ideias, os negócio, que os copiem, que se saiba o que e o como está planeando ou fazendo as coisas…

Pense comigo…

O ideal será que numa primeira fase, na fase de conceção de um negócio, produto ou serviço, apenas as pessoas intervenientes no processo saibam e participem na sua discussão. Assim, assegura-se da ausência de dois fatores de risco.

Fatores de Risco

  • Facilitar que outros coloquem as suas ideias em prática antes mesmo que você o faça.

Evitar este risco é mesmo a alma do sucesso do seu negócio, produto ou serviço. Só assim é que você consegue garantir que, quando o lançar no mercado será algo único e inovador.

  • Sabotadores.

Para que o seu negócio possa passar das ideias para o papel e do papel para o mundo real é aconselhável que não o divulgue às pessoas que lhe são mais próximas e que não tenham um papel ativo no processo.

Porquê?

É provável que já lhe tenha acontecido ter uma ideia que lhe pareceu genial, contar a alguém da sua maior confiança… e o que é que aconteceu em seguida?

Talvez essa pessoa tenha começado a questionar, se é exequível ou viável ou se é rentável ou, ou, ou…

E o que aconteceu com aquela sua ideia que lhe parecia genial? Ficou “embrulhada” em dúvidas, não foi? E, muito provavelmente até acabou por desistir.

“As suas ideias são suas, ninguém mais está preparado para acolhê-las”

Lembre-se, quando confidencia as suas ideias com alguém que não está envolvido no processo, esse alguém faz a análise através das suas próprias capacidades, não se sentindo apta a colocar em marcha a sua ideia, dando-lhe normalmente um feedback negativo.

E quem sai derrotado é sua ideia, porque você entra entra em autossabotagem!

O Medo Infundado

Depois do negócio, produto ou serviço serem lançados no mercado, deixa de ser segredo. Então o grande medo dos empreendedores passa a ser o de que copiem o “negócio”.

  • Evitar que lhe copiem as ideias.

Se lhe copiam as ideias, sinta-se elogiando – isso é sinónimo da sua forma brilhante de empreender.

“Se lhe copiam uma ideia, nunca a farão como você faria”

Mas hoje, tem ao seu dispor inúmeras ferramentas para registar, patentear e proteger as suas ideias – pode sair muito mais barato do que dividir a sua cota de mercado com “falsificadores”

  • Seja você o primeiro a mostrar – e mostre tudo!

Quando pensa em lâminas de barbear, qual é a primeira marca que se lembra? Talvez “Gillette” – ou porque é que, quando se fala de máquinas fotográfica, (quase) toda a gente diz “Kodak”…

Já tinha pensado nisto? Por isso, seja o primeiro a mostrar-se. Faça chegar o seu “branding” ao mercado antes de todos os outros, depois… ah, depois é muito mais difícil para os que vêm atrás.

  • Mostre tudo!

Se não mostrar tudo o que produz, pode ter o melhor produto, o serviço mais extraordinário a empresa mais in, mas se o mundo não souber da sua existência…

seta-vermelha

Mostrar tudo, para além de trazer confiança ao mercado, ativa alguns gatilhos mentais, tais como curiosidade e reciprocidade… ah você não sabe o que são gatilhos mentais? Então descarregue já o e-Book gratuito aqui na aba lateral.

Boa leitura e votos de sucessos pessoais e profissionais.

assinatura-cesariano-martins

Deixe uma resposta