Excelência é fazer uma coisa comum

de um modo extraordinário.

Booker t. washington

Enquanto seres humanos possuímos uma carga antropológica, social e cultural que cria em nós uma cortina de crenças, que nos leva a procurar a nossa verdadeira identidade e missão na semelhança com os nossos semelhantes. Mas você não é os outros!

Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta.

Carl Jung

Não importa como você é, o seu aspeto, sexo, cor, etnia…

O que realmente importa é que você se descubra! O que nem sempre é fácil… talvez por ainda não ter olhado bem para o super-herói que vive aí bem dentro do seu corpo ou por está mais preocupado em corresponder ao que os outros esperam de si.

Missão e Propósito

O Super-Herói Escondido

Por vezes, desempenhamos tarefas, que para nós são tão “normais” que nem nos damos conta que o que realizamos é extraordinário.


Joaquim Agostinho um dos nomes grandes do ciclismo nacional, fazia de forma tão extraordinária, algo que para ele era normal – andar de bicicleta “pasteleira” – que teve que ser alguém externo a descobrir e lapidar aquele grande diamante em bruto (fator sorte).


Quer acredite ou não, você é um ser único, extraordinário, com um potencial ilimitado vivendo uma experiência humana, que pode ser de excelência ou não, é você quem escolhe!

Essa escolha, é na maioria das vezes limitada por aquela cortina de crenças que castram os nosso sonhos com desculpas enganosas:

  • Não tenho sorte;
  • Há falta de oportunidades;
  • Não tenho um papá rico…
  • O COVID está a estragar tudo;
  • A culpa é da crise, do pai, da mãe, do(a) namorado(a), dos políticos, da corrupção, dos impostos, do cão, do gato, do periquito…
  • No meu tempo é que era bom ou estou velho para isto…

Deixe-me dizer-lhe duas ou três coisas:

  • Velho é quem substitui os sonhos por lamentos, e isso eu ouço pessoas de todas as idades dizendo todos os dias;
  • O seu tempo é agora , a não ser que já esteja morto, é porque há muita gente que morre novo embora fiquem adiando o funeral para a velhice;
  • Se você permiti que aquilo em que você não tem controlo o controle a si, então está definitivamente hipotecando a sua felicidade e deixando de cumprir o seu propósito e a sua missão. Foque-se naquilo em que você pode controlar e mude, faça melhor, torne-se a excelência!

O que o limita e separa da Excelência, é como dizia Henry Ford “Se você pensa que pode ou pensa que não pode, de qualquer forma você está certo”.

Sorte e Oportunidades

A sorte e as oportunidades não são mera “sorte”, são fruto de muito trabalho, determinação e resiliência, como costumo dizer; “mais do que Sorte, Sucesso é uma Decisão”.

O Poder das Decisões


Cristiano Ronaldo contrariando todas as probabilidades – parecendo ter todas as contrariedades a seu favor – sai da sua zona de conforto muito novo, com uma uma dose de resiliência e humildade e uma disponibilidade invulgar, torna-se na “nossa” grande estrela.

Contrariamente ao que seria de esperar – o que acontece com a maioria das vedetas – não se acomodou ao facto de lá ter chegado, trabalha todos os dias para continuar a voar.


Lúcia Moniz – Diz-se que “filho de peixe sabe nada” – os mais séticos dirão “teve um papá que puxou por ela” – eu pergunto-lhe:

  • Se a Lúcia não fosse assim por dentro conseguiria cantar, tocar e representar da forma como o faz?
  • Se não fosse seu propósito e missão estaria hoje onde chegou?

A minha resposta é uma grande NÃO porque ninguém consegue dar aquilo que não tem e a Lúcia tem tudo, é linda, tem talento, humildade e uma simpatia contagiante.


Alvo

Pare de dar desculpinhas a si próprio(a), faça uma viagem às suas sombras mais profundas, descubra-se e foque-se no que é realmente importante!

Atinja a EXCELÊNCIA, seja EXTRAORDINÁRIO!

Um abraço no Coração ♥

assinatura-cesariano-martins

Junte-se ao Grupo do Telegram

Gostou? Então Partilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram

Subscrever Newsletter

Receba Todas as Novidades em Primeira Mão

Explore Mais

Empreendo

Tem um minuto?

TEM UM MINUTO? Tem um minuto? – Esta é talvez a pergunta que faz com que a produtividade de qualquer pessoa caia drasticamente. O dia

MZC

Comunicação

Comunicação… o que é comunicação? A comunicação está por todo o lado, desde que acorda até que se deita, sozinh@ ou acompanhad@, e mesmo dormindo

Do You Want To Boost Your Business?

drop us a line and keep in touch

error: Content is protected !!
%d bloggers like this: