
Excelência é fazer uma coisa comum
de um modo extraordinário.
Booker t. washington
Enquanto seres humanos possuímos uma carga antropológica, social e cultural que cria em nós uma cortina de crenças, que nos leva a procurar a nossa verdadeira identidade e missão na semelhança com os nossos semelhantes. Mas você não é os outros!
Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta.
Carl Jung
Não importa como você é, o seu aspeto, sexo, cor, etnia…
O que realmente importa é que você se descubra! O que nem sempre é fácil… talvez por ainda não ter olhado bem para o super-herói que vive aí bem dentro do seu corpo ou por está mais preocupado em corresponder ao que os outros esperam de si.
Missão e Propósito
O Super-Herói Escondido
Por vezes, desempenhamos tarefas, que para nós são tão “normais” que nem nos damos conta que o que realizamos é extraordinário.

Joaquim Agostinho um dos nomes grandes do ciclismo nacional, fazia de forma tão extraordinária, algo que para ele era normal – andar de bicicleta “pasteleira” – que teve que ser alguém externo a descobrir e lapidar aquele grande diamante em bruto (fator sorte).
Quer acredite ou não, você é um ser único, extraordinário, com um potencial ilimitado vivendo uma experiência humana, que pode ser de excelência ou não, é você quem escolhe!
Essa escolha, é na maioria das vezes limitada por aquela cortina de crenças que castram os nosso sonhos com desculpas enganosas:
- Não tenho sorte;
- Há falta de oportunidades;
- Não tenho um papá rico…
- O COVID está a estragar tudo;
- A culpa é da crise, do pai, da mãe, do(a) namorado(a), dos políticos, da corrupção, dos impostos, do cão, do gato, do periquito…
- No meu tempo é que era bom ou estou velho para isto…
Deixe-me dizer-lhe duas ou três coisas:
- Velho é quem substitui os sonhos por lamentos, e isso eu ouço pessoas de todas as idades dizendo todos os dias;
- O seu tempo é agora , a não ser que já esteja morto, é porque há muita gente que morre novo embora fiquem adiando o funeral para a velhice;
- Se você permiti que aquilo em que você não tem controlo o controle a si, então está definitivamente hipotecando a sua felicidade e deixando de cumprir o seu propósito e a sua missão. Foque-se naquilo em que você pode controlar e mude, faça melhor, torne-se a excelência!
O que o limita e separa da Excelência, é como dizia Henry Ford “Se você pensa que pode ou pensa que não pode, de qualquer forma você está certo”.
Sorte e Oportunidades
A sorte e as oportunidades não são mera “sorte”, são fruto de muito trabalho, determinação e resiliência, como costumo dizer; “mais do que Sorte, Sucesso é uma Decisão”.
O Poder das Decisões

Cristiano Ronaldo contrariando todas as probabilidades – parecendo ter todas as contrariedades a seu favor – sai da sua zona de conforto muito novo, com uma uma dose de resiliência e humildade e uma disponibilidade invulgar, torna-se na “nossa” grande estrela.
Contrariamente ao que seria de esperar – o que acontece com a maioria das vedetas – não se acomodou ao facto de lá ter chegado, trabalha todos os dias para continuar a voar.

Lúcia Moniz – Diz-se que “filho de peixe sabe nada” – os mais séticos dirão “teve um papá que puxou por ela” – eu pergunto-lhe:
- Se a Lúcia não fosse assim por dentro conseguiria cantar, tocar e representar da forma como o faz?
- Se não fosse seu propósito e missão estaria hoje onde chegou?
A minha resposta é uma grande NÃO porque ninguém consegue dar aquilo que não tem e a Lúcia tem tudo, é linda, tem talento, humildade e uma simpatia contagiante.

Pare de dar desculpinhas a si próprio(a), faça uma viagem às suas sombras mais profundas, descubra-se e foque-se no que é realmente importante!
Atinja a EXCELÊNCIA, seja EXTRAORDINÁRIO!
Um abraço no Coração ♥

Junte-se ao Grupo do Telegram
