Comunicação… o que é comunicação? A comunicação está por todo o lado, desde que acorda até que se deita, sozinh@ ou acompanhad@, e mesmo dormindo há comunicação. Tudo é comunicação!
A comunicação – tal como o diamante que evolui silenciosamente do carvão ao longo de milénios nas profundezas da terra – está presente, evoluiu e vem sendo lapidada desde os primórdios da humanidade. É fruto de um processo evolutivo de milhões de anos.
A Ação de se Comunicar
Comunicação é a ação (e inação) de se comunicar, é um processo ativo. É a transmissão de uma mensagem (*ruido) do emissor ao recetor.
*ruido – porque nem sempre se passa a mensagem que se pretende transmitir, ela é muitas vezes deturpada, e isso deve-se aos filtros (crenças, valores, formação…) que cada individuo possui. Imagine o seguinte cenário:
Imagine que é um homem casado e que está num bar em amena cavaqueira com amigos. A determinada altura, um desses amigos diz-lhe:
– Pensas que és só tu que dormes com a tua mulher?
Como reagiria a esta pergunta? Sentir-se-ia provocado? Uma coisa é certa, quase de certeza que iria querer tirar isso a limpo questionando aquele “amigo”, não?
E se depois de questionado, ele lhe dissesse:
– Não és só tu que dormes com a tua mulher, eu também durmo com a minha! – Ufa… que alívio, não é? E a festa continua…
Isto significa que a forma como dizemos as coisas muda o significado do que pretendemos transmitir. 😉
Comunicação Interna
Muitas vezes o recetor é o próprio emissor – linguagem (comunicação) interna, o que não é monopólio das pessoas com esquizofrenia, mas pode ser fonte geradora de perturbações ou limitação, ou pode se capaz de fazer emergir o melhor que há em cada ser-humano.
Certamente já se deu conta de comunicar consigo várias vezes ao longo do dia através dos seus pensamentos, da sua voz interna, verdade?… E nem sempre é confortável, pois não?…
p.e. – Quando diz a si própri@, “vou tentar fazer x” já se está a autolimitar, sabe porquê? Porque a palavra “tentar” já pressupõe as possibilidades de conseguir ou de falhar, então a sua mente (preguiçosa) realiza o mais fácil, que é… – Este é um tema (linguagem) que iremos abordar num próximo post.
Comunicação não verbal
Ainda que nada seja dito, está-se em comunicação. Comunicação é tudo o que se diz, e o que não se diz. É tudo o que é manifestado e/ou percecionado pelos órgãos sensoriais, por todo o corpo (posturas e movimentos corporais), expressões faciais, incluindo os movimentos oculares.
Ray Birdwhistell, antropólogo, um dos pioneiros no estudo da comunicação não verbal, estimou que menos de 35% do conteúdo é transmitido através de palavras e tom de voz, os restantes 65% da comunicação é feito de maneira não verbal.
As mulheres, por razões biológicas, têm uma sensibilidade natural (chamam-lhe o 6º sentido) para a perceção de incongruências entre as palavras que são proferidas e o verdadeiro sentido das mesmas – conseguem perceber o que não é dito (mesmo ao telefone) 😊.
Se é homem, certamente já lhe aconteceu numa conversa com uma mulher ouvir algo do tipo “… não reparaste?… Estava estampado na cara dele/dela…” – e a si, isso escapou-lhe.
A Importância de uma boa comunicação
Entender e dominar a comunicação, internamente, é equilíbrio e autodomínio, é transformação, é harmonizar o “eu”, é alterar positivamente o curso da história que quer escrever, é transformar e “dominar” o seu mundo e o mundo à sua volta.
É liderar a interação, em qualquer situação. É “ler” o que está sendo dito para além das palavras e com isso sair na frente de qualquer concorrente, de qualquer “adversário”, ou estrar em raport e chegar ao âmago dos stakeholders.
Isso não é dominar ninguém para além de si propi@, é elevar-se a si e aos outros ao seu redor à excelência a todos os níveis.
Há quem lhe chame persuasão, eu chamo-lhe simplesmente comunicação eficaz. Há quem considere ser manipulação, porém, como diz o ditado popular “mentira tem perna curta”, e quem manipula, mente, e quem mente mais tarde ou mais cedo é desmascarado, e na era da comunicação, das redes sociais, rapidamente é lançado na lama – mas, dominar a comunicação é ter as ferramentas necessária para não se deixar levar por manipuladores.
Um forte abraço no ♥
