You are currently viewing Vencer na Crise

Vencer na Crise

A História da humanidade está pejada de “histórias de crises”. Crises políticas, económicas, pandémicas, mas também está repleta de histórias de quem e de como vencer na crise…

Esta porém, sendo uma crise pandémica, tem abraçado no seu decurso outros tipos de crises.

Sendo a saúde das pessoas e a sua qualidade de vida a parte mais afetada e preocupante, esta crise tem arrastado consigo a economia, o tecido empresarial e consequentemente os indivíduos e as suas famílias.

Num quase desespero, as empresas têm tentado adaptar-se às novas circunstâncias, nem sempre fáceis por ser algo “novo” e sem precedentes, algumas com relativo sucesso, outros nem tanto.

Ao contrário do que muitos de nós pensamos que “isto passa” ou que é uma questão de “sorte”, leia aqui.

É como aquela história dos três amigos na praia… Há, você não conhece? Então fica aqui.

Uma história

Imagine que está numa praia com mais dois amigos. Está uma ondulação muito forte, mas você e o seus amigos estão ali para se divertirem e entram na água. Surge uma onda enorme e um de vocês encolhe-se com medo e leva com o peso daquela massa de água toda em cima ficando muito mal tratado, o outro apenas flutua à tona da água, sobe e desce com a onda, o último, nada junto com aquela onda enorme e apanha boleia até à areia da praia, curtindo à brava aquela experiência.

Nesta onda de crise em que fomos todos apanhados, qual dos três amigos você quer ser?

Tal como em qualquer outra crise, certamente que quem estiver melhor preparado tem infinitamente mais probabilidades de sair vitorioso.

O que vai fazer a diferença é se você está ou não preparado – não para ultrapassar a crise, mas para aproveitar a crise – sim, porque as crises são como divisores de águas, há os que se ficam lamentando e há os que arregaçam as mangas, “fazem das tripas coração” e entram na disrupção das mudanças profundas nas suas vidas e nas suas empresas… é como disse um dia Leon C. Megginson sobre as investigações de Charles Darwin

Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças

Procura “cega”

Muitos são os que tentam virar a crise recorrendo a formações dispendiosas e a manuais de procedimentos de grandes “gurus” do empreendedorismo internacional. Nada contra, até porque são capazes de nos levar a grandes insights, porém, são realidades e patamares completamente distintos dos nossos .

Arrisco-me mesmo a dizer que, nenhum desses grandes gurus trabalha ou gere uma empresa que está constantemente à beira de não ter caixa para pagar salários, eletricidade ou impostos e que luta diariamente para não fechar as portas – e neste contexto, esta crise é uma novidade para todos.  

Grande parte do nosso tecido empresarial é constituído por médias, pequenas e micro empresas, numa realidade completamente diferente dos EUA, Canadá, Austrália ou mesmo de uma boa fatia dos países da EU.

A “bandeira” para Vencer na Crise

A grande bandeira para vencer esta crise é a segurança – mostre ao mundo que a sua empresa, os seus produtos e os serviços que presta ao mercado são confiáveis  e o grande desafio é o de fazer chegar aos seus clientes e prospetos essas e outras informações relevantes do seu negócio.

Foi pensando em pessoas como você, empenhadas em deixar uma pegada de sucesso neste mundo que, a mentalZcoach – Training Academy preparou no programa EMPREENDO> um e-Book gratuito com empreendedikas preciosas para que possa sair vitorioso desta crise, descarregar aqui

Um abraço no coração ♥ vemo-nos dentro do e-Book!

assinatura-cesariano-martins

Deixe uma resposta